quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O Twitter ainda não é luso

Acerca de duas semanas, um dos projectos onde estivemos envolvidos levou-nos ao Centro de Congressos de Lisboa ao E-Commarketing Show 2010, a primeira exposição de comércio electrónico e publicidade interactiva que reuniu especialistas de várias áreas (desde CRM, formas de pagamento, redes sociais, hosting marketing de afiliação).
A MC Dilo foi à feira com três objectivos. Por um lado, fomos como expositores com um stand onde podemos dar-nos a conhecer ao mercado português, do qual obtivemos muitos frutos e grandes expectativas. Por outro lado, o nosso colega Rui Marques Baptista , participou no Fórum de Reputação Online onde falou sobre "o valor do fã nas redes sociais", uma conversa muito interessante onde além de mais tivemos a possibilidade de “desvirtualizar” Victor Puig, da Overalia , que também participou no debate. E em terceiro lugar, mas sem dúvida, o mais importante, fomos porque trabalhamos já há alguns meses para a FOPREN , organizadores da feira, na gestão de toda a comunicação, online e offline do evento, pelo que foi uma semana sem parar, mas com grandes resultados.
No entanto no e-commarketing show descobrimos algo mais.
No país vizinho, uma colega de Madrid vai a feiras, congressos, conferência, ou encontros e acontece que acerca de 2 anos vê grande parte do público agarrados ao i-Phone ou BlackBerry, a comentar através das redes sociais as suas impressões, destacando aquelas frases que mais os impactaram, ou partilhando com aqueles que não tiveram oportunidade de assistir aos melhores momentos. Por isso, quando pouco depois de começar o primeiro fórum, que era precisamente o da reputação online, surpreendeu-nos ver que apesar de a sala estar totalmente cheia, apenas uma rapariga das últimas filas e eu estávamos a “twittear”


Um evento sobre 2.0 sem difusão 2.0 por parte do público?
Uma feira de marketing digital com presença de grandes empresas sem que estas o comentassem on- line? O que estava a acontecer?



O que estava acontecer, e podemos comprovar durante os dois dias em que decorreu a feira, através da monitorização da comunicação no twitter durante a feira sob os hashtag #ecommarketing (ainda que tenha havido algum hashtag momentâneo em paralelo, que rapidamente parou).
Em dois dias, a margem da comunicação própria da feira através do seu handle,@feria_ecommerce e da realizada por nos próprios através dos diferentes canais de Mc D ilo (@mcdilocom , @mariadeandres @ruimbaptista e @lucydomingues @MCDiloLisboa ) só mais 15 pessoas mais comentavam no twitter.
Devia-se isto a erro da comunicação ou a uma falta de uso por parte dos portugueses? A resposta foi-nos dada pelo Facebook, onde tanto o uso do perfil oficial de la Feira, (que alcançou os 1.059 seguidores, com elevada participação) como o do evento funcionaram na perfeição, pelo que falámos com as empresas presentes na Feira para saber o que se passava com o Twitter.


A realidade é que o Twitter não é uma plataforma muito utilizada por nós. Procurámos relatórios sobre estatísticas do uso do twitter no mundo, e aos pouco encontrámos os valores de Portugal. Seugundo um estudo da Sysomos.com, ainda que os utilizadores sejam 50.99% do espaço twitter, Portugal nem sequer aparece no ranking.
Encontrámos também uma análise de um site português, que estimava em Dezembro de 2009 que o número de utilizadores portugueses com conta no twitter era à volta dos 100.000 e apenas cerca de 40.000 tinham tido actividade no último mês. (Um ano antes, Paulo Querido, jornalista reconhecido em Portugal por ser pioneiro nas redes sociais falava de um intervalo entre 550-750 utilizadores).

O interesse da análise do diario2, são as razões que indicam para o escasso uso do twitter en Portugal:


• O escasso número de figuras públicas e celebridades que utilizam o Twitter para estabelecer contacto com os seus fans
• A pouca utilização do twitter por parte dos meios de comunicação portugueses (que pelo contrário contam com blogs e utilizam o facebook
• E em terceiro lugar, e apesar da tentativa dos sucessivos governos, a falta de uma sólida cultura de inovação e de iniciativas suficientemente empreendedoras.
Tal como podemos comprovar na feira, em que estiveram um grande número de empreendedores, de caderno na mão, ocupados com a fase de desenho dos seus projectos online, tudo aponta para esta ultima razão tenha os dias contados.

Acontecerá o mesmo com o twitter, ou devido às características próprias de cada país, cada cultura, em cada um temos tendência a utilizar mais uma ferramenta de comunicação que outra?

Felicidade Graça e Tiago Costa reforçam equipa da Prisma

Novos Business Managers serão responsáveis pelo desenvolvimento da área de Tecnologias de Informação e Gestão de Projectos

Lisboa, 26 de Outubro de 2010 - A Prisma Instituto de Formação nomeou Felicidade Graça e Tiago Costa para o cargo de Business Manager. Ambos irão assumir responsabilidades de desenvolvimento das áreas de formação de Tecnologias de Informação e Gestão de Projectos.
Felicidade Graça refere que “esta mudança acontece como um passo natural na minha carreira, para que possa evoluir e crescer cada vez mais, tanto a nível pessoal como profissional”.

Licenciada em Gestão de Empresas pelo ISLA, Pós-Graduada em Marketing pelo IPAM e em Gestão, Marketing e Finanças pela Universidade Católica Portuguesa, Felicidade Graça está na equipa Altran desde 2002, transita das funções de Marketing & Communication Manager na Altran Portugal, onde era responsável pelas marcas do grupo, para assumir este novo cargo na Prisma.
Tiago Costa, licenciado em Engenharia Informática, tem uma vasta experiência em formação e consultoria com produtos Microsoft, nomeadamente Net Framework(1.0 a 4.0), SharePoint (2003, 2007, 2010), e SQL Server (7, 2000, 2005, 2008).
“ A Prisma apresentou-me um desafio interessante, um projecto ambicioso e uma grande oportunidade de evoluir profissionalmente”, afirma Tiago Costa.



Tiago Costa ministra ainda formação desde 2000, sendo certificado pela Microsoft em: MCT – Microsoft Certified Trainer, MCITP, MCAD, MCTS, MCDBA. Participa também no Programa Microsoft SharePoint 2010 Ignite, estando designado como único formador para Portugal do track de Desenvolvimento - SharePoint 2010. Tem participado em vários projectos de consultoria relacionados com as tecnologias Net Framework, SharePoint e SQL Server, bem como no desenvolvido projectos de formação na área Microsoft.
Para Sónia Rosa, DG da Prisma, “a entrada destes novos Business Managers faz parte do plano de crescimento da Prisma, que passa, entre outras coisas, por aumentar a nossa presença no mercado da formação e certificação em TIC, mantendo a liderança num mercado muito activo, como é o da formação em Gestão de Projectos. É o reconhecimento do trabalho que ambos foram desenvolvendo ao longo dos anos e que agora se juntam a nós para aumentar a confiança que as empresas depositam na qualidade dos nossos formadores e dos nossos laboratórios de formação.”
A nomeação, com efeitos imediatos, é mais passo no processo natural de captação de talento por parte da Prisma.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

E-commarketing Show coroado de sucesso




Fóruns e Seminários com lotação esgotada

Lisboa, 19 de Outubro de 2010 – O e-commarketing Show, exposição profissional de comércio electrónico e publicidade interactiva que decorreu pela primeira vez em Portugal, no Centro de Congressos de Lisboa, nos dias 15 e 16 de Outubro terminou com um balanço muito positivo.

“Desde sexta-feira passaram centenas de visitantes no centro de congressos de Lisboa, para assistir as mais de 30 conferências, ouvir os 72 especialistas e visitar os 40 expositores que marcaram presença na feira. Os fóruns foram um tremendo êxito com as salas completamente lotadas ”, afirma Agustín Torres, Director do e-commarketing Show.

O e-commarketing foi co-organizado pela Associação do Comércio Electrónico e da Publicidade Interactiva (ACEPI), integrado na “Portugal Internet Week’10”, uma semana dedicada a promover o debate e experimentação nas áreas do comércio electrónico e publicidade.

“Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos nesta primeira edição do e-commarketing show e com o facto da Acepi se ter associado a este evento, que contou com um número muito alargado de stands, participantes e também de oradores nacionais e internacionais”, afirma o presidente da Acepi, Alexandre Nilo Fonseca.

O e-commarketing Show reuniu empresas líderes do sector em matéria de tecnologia e serviços para e-commerce numa mesma área de exposição, dando a conhecer aos visitantes as vantagens e as últimas novidades de um sector em grande expansão.

No entender de Christophe Matos, Country Manager de Portugal da Netaffiliation, um dos expositores presentes, “o evento correu de facto muito bem, tivemos muitos visitantes no nosso stand, fizemos imensos contactos, foi um verdadeiro sucesso. Este evento foi muito positivo para o e-commerce português”.

O seminário Técnico do Google subordinado ao tema “Publicidade Google: Chegue ao seu público-alvo com o AdWords” e o fórum Search Congress foram aqueles que tiveram maior afluência com cerca de 150 pessoas presentes em cada, esgotando completamente as salas.

“ O e-commarketing foi uma boa surpresa, sinceramente não esperávamos uma adesão tão grande, não só constatamos que houve muita gente nos seminários, como verificamos tratar-se de um público com qualidade, pessoas interessadas no sector com o conhecimentos sobre o mesmo e contributos para dar, um evento a repetir!”, afirma Maria Teresa Moreira, Country Manager Portugal e Espanha EmailVision, que também marcou presença com um stand no e-commarketing show.




Ainda durante o e-commarketing, realizou-se Fórum de Investidores Online, apresentação privada de projectos online a investidores. A selecção e acompanhamento dos projectos foram da inteira responsabilidade da Gesventure.

“Assisti a excelentes apresentações de projectos online, imbuídas de bons modelos de negócio, em sectores tão distintos como um portal do sector automóvel, plataformas de educação, gestão integrada, conteúdos culturais ou marketplaces de venda de bilhetes e vendas online. O painel de investidores assistiu interessado e expectante às apresentações de cada empreendedor,” assegura o fundador e presidente da Gesventure, Francisco Banha.

O e-commarketing show, através dos seus fóruns e conferências pretendeu analisar os comportamentos de consumo, tendências do comércio electrónico português e apresentar estratégias de sucesso e excelência operacional para a maximização do valor no comércio electrónico e deste modo tornar-se num evento referência para o sector.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

MC Dilo debate o impacto da reputação on-line


Dia 15 no e-commarketing show
MC Dilo, agência de comunicação especializada em Web 2.0, irá participar no Fórum Reputação on-line que ocorre no dia 15 de Outubro, integrado no e-commarketing show, exposição profissional de comércio electrónico e publicidade interactiva, que acontece no Centro de Congressos de Lisboa.
MC Dilo far-se-á representar, no Fórum Reputação on-line, por Rui Marques Baptista, consultor de comunicação e especialista em comunicação Web 2.0, que irá abordar a temática do valor do fã nas redes sociais. A MC Dilo irá ainda marcar presença no e-commarketing show com um stand, onde irá apresentar os seus serviços ao mercado português.
“Com o evoluir do marketing aplicado às redes sociais, é natural que cada vez mais empresas estejam interessadas em investir nestes meios, pelo que se têm empenhado em construir uma base de fãs nas redes sociais. A pergunta que se coloca é qual é o valor desses fãs?”, questiona Rui Marques Baptista.

A comunicação tem vindo a sofrer uma evolução com chegada das redes sociais, a forma de comunicar mudou, e o modo de fazer negócios também tem vindo a sofrer alterações, assim desde os pequenos comerciantes até às grandes empresas de todos os sectores comerciais procuram aprender a utilizar a internet para difundir a sua mensagem, os seus produtos, as suas ideias, o seu conceito e impulsionar o seu próprio negócio.

“A falta de informação sobre este tema leva à falta de competitividade e à estagnação do negócio, na MC Dilo ajudamos as empresas a entender e a desenvolver as novas ferramentas para dialogar com os seus públicos, através da execução de campanhas específicas nas redes sociais, criação e gestão de identidades digitais, monitorização de imagem” afirma Manuel Medina, CEO da Agência de Comunicação.

O e-commarketing Show irá reunir as empresas líderes do sector em matéria de tecnologia e serviços para e-commerce e publicidade interactiva numa mesma área de exposição, uma ocasião inédita para conhecer em pormenor as vantagens e as últimas novidades destes sectores em grande expansão. O programa de conferências do e-commarketing show integra 35 sessões (seminários e fóruns) lideradas por 80 dos melhores especialistas nacionais e internacionais da área.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Primeiro e-commarketing show arranca já esta sexta-feira



O primeiro e-commarketing show, exposição profissional de comércio electrónico e publicidade interactiva, arranca esta sexta-feira, com o objectivo de projectar o sector e garantir mais resultados, à semelhança do que acontece noutros países da Europa.

“É importante que este conceito do e-commerce comece a ser difundido no mercado nacional, até porque é indispensável para a evolução deste sector em Portugal”, afirma Agustín Torres, director do e-commarketing show.

Google Portugal, Sapo.pt, CTT e Chronopost são alguns dos 40 expositores que deverão marcar presença na primeira exposição profissional de comércio electrónico e publicidade interactiva que se realiza em Portugal.

“O e-commarketing show irá reunir as empresas líderes do sector em matéria de tecnologia e serviços para e-commerce numa mesma área de exposição, uma ocasião inédita para conhecer em pormenor as vantagens e as últimas novidades de um sector em grande expansão”, acrescenta Agustín Torres.

Integrado no e-commarketing show está previsto um programa de conferências, que irá reunir um conjunto de especialistas para debater temas pertinentes para o sector e analisar casos de sucesso, uma área de Innovation e um Fórum de Investidores.

Repartidos pelas áreas de Logística, CRM, Marketing digital, Serviços de pagamento e Tecnologias e serviços para ecommerce, o e-commarketing show contará com um programa completo de conferências onde serão apresentados os casos de êxito mais importantes a nível internacional, seminários e workshops, debates e cursos de formação.

A área Innovation reunirá empresas recentes, empreendedoras, com ideias inovadoras que abarquem novas soluções e de valor acrescentado ao sector de e-commerce, seja através de serviços ou de aplicações tecnológicas. O objectivo deste espaço é promover o sector e fomentar a inovação entre as empresas.

O e-commarketing show realiza ainda o fórum para investidores que visa proporcionar uma plataforma para pôr em contacto empreendedores inovadores, em busca de capital, com investidores privados interessados em encontrar oportunidades sólidas de investimento em negócios online.
O e-commarketing surge num momento em que em Portugal 4,5 milhões de pessoas têm acesso à Internet, um número que cresceu quase 10 vezes nos últimos 13 anos com uma taxa de penetração é de 53,9%.
A evolução das compras online também tem verificado um crescimento acentuado. Os últimos valores do estudo Netpanel da Marktest mostram que 63% destes utilizadores visitam sites de comércio electrónico, despendendo em média, mais de 40 minutos em cada site. Por outro lado, 40% dos internautas portugueses já compraram online. Dos portugueses que já fizeram compras online, 36,4% tencionam voltar a comprar através de lojas na internet, o que mostra que maioritariamente a experiência é bem sucedida.
Dados relevantes que demonstram que apesar actual situação económica, o sector do comércio electrónico cresce a passos largos e possibilita ainda que as empresas que adiram ao online multipliquem as suas vendas através da net.
Este evento é co-organizado pela Associação do Comércio Electrónico e da Publicidade Interactiva (ACEPI), e ocorre integrado na “Portugal Internet Week’10”, uma semana dedicada a promover o debate e experimentação nas áreas do comércio electrónico e publicidade.

Altran promove inovação


Concurso internacional premeia colaboradores mais criativos

Altran líder em inovação tecnológica, lançou um desafio a todos os seus colaboradores: a apresentação de um aplicativo para comunicação. Independentemente do cargo, função, setor ou país, qualquer colaborador da empresa pode participar no Altran Innovation Awards.
“Iniciativas como estas têm permitido ao Grupo Altran o reconhecimento como líder europeu no seu setor de atividade e potenciar a inovação como fator crescente de competitividade, performance e capacidade”, afirma Célia Reis, Diretora Geral da Altran Portugal. Os 3 vencedores terão a oportunidade de construir o protótipo, e caso o aplicativo seja comercializado poderão arrecadar 20.000 €/ ano em Royalites. Os criadores dos melhores projetos irão ainda receber uma semana de formação no prestigiado MIT. “Playground for Innovation”, é a nossa imagem de marca, pelo que para além da nossa constante aposta na inovação, procuramos recrutar e reter os melhores talentos. Neste sentido, esta iniciativa do Grupo Altran visa para além de motivar os nossos recursos humanos, recolher as ideias mais criativas e inovadoras que permitam fazer uma diferença no mundo de amanhã.”, sublinha Célia Reis, Diretora Geral da Altran. De acordo com os critérios de seleção, os projetos deverão implicar a criação de um dispositivo ou ações que permitam estabelecer a comunicação com uma pessoa ou máquina, para troca de informações e/ ou a geração de ações. Deverão ser completamente inovadores (inexistente no mercado), tecnicamente viáveis e com um mercado potencial. Em Dezembro serão anunciados os vencedores, que serão oriundos das 6 regiões em concurso (1-Portugal, Espanha; 2 - Itália; 3 – Benelux, Escandinávia; 4 – Alemanha, Áustria, Suíça; 5 – Reino Unido, Brasil, Índia, China; 6 – França).