quinta-feira, 28 de abril de 2011

Exame CAPM já disponível no Centro Prometric da Prisma


A Prisma Instituto de Formação acaba de anunciar que já é possível fazer o exame Certified Associate in Project Management (CAPM)® no seu centro Prometric. O CAPM é uma certificação concedida pelo Project Management Institute (PMI) que visa reconhecer os profissionais que demonstram conhecimentos em gestão de projetos, de acordo com as praticas do Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK Guide).

Desde 2007, ano em que a PRISMA se tornou um Authorized Prometric Testing Center, que os nossos formandos, e todos os restantes candidatos, podem realizar os exames de certificação nas nossas instalações, é com muita satisfação que passamos também acrescentar o exame CAPM a nossa vasta oferta ”, anuncia Sónia Rosa, Diretora Geral da Prisma.

A Prisma, que através da Thomson Prometric, já disponibilizava exames de certificação para empresas como a Microsoft, EXIN, ISEB, SUN, entre outros, passa agora disponibilizar o exame CAPM, cujo objetivo é garantir que os membros de um determinado projeto estejam familiarizados com as práticas abordadas, assegurando a execução do mesmo, de acordo com PMBOK Guide.

Os interessados poderão marcar o exame diretamente com Prisma, para tal basta prencher a ficha de inscrição disponível no site ( http://www.prisma.pt/) e enviar para o email exames@prisma.pt . A Prisma dispõe de 3 postos de exame, sendo possível podendo marcar o exame de segunda a sexta-feira das 9:00 às 18:00.

Recorde-se que a Prisma disponibiliza ainda o curso de preparação para CAPM onde são efectuadas simulações completas de um exame de certificação, com questões idênticas às do exame real (150 questões a serem respondidas em 3 horas) cobrindo todas as áreas e tópicos exigidos pelo PMI no exame de certificação, e para elaborar planos de reforço de estudo se aplicável.

* Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Solar Impulse realiza primeiro voo internacional


No âmbito da sua campanha de voos solares europeus, o Solar Impulse, projeto inovador onde a Altran é parceiro oficial, apoiado pela Comissão Europeia, escolheu como primeiro destino internacional a cidade de Bruxelas. O avião será exibido na capital europeia de 23 a 29 de Maio e tentará, então, voar para Paris-Le Bourget, onde é aguardado como “Convidado Especial” do 49º International Paris Air Show, que acontece de 20 a 26 de Junho de 2011.

O protótipo estará pronto para descolar a partir de 2 de Maio, e sairá assim que o tempo permita. A confirmação do voo será comunicada com 24 horas de antecedência através de www.solarimpulse.com e poderá ser acompanhado em direto online.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Altran Portugal: Financial Services lidera soluções de Basel II, Basel III e Risk Governance


Altran Portugal lidera as duas referências do Grupo a nível mundial

Altran Portugal, multinacional líder em inovação, ficou responsável pela liderança de duas das referências dentro do Grupo, a solução integrada de Basel II e Basel III e Risk Governance prevendo-se que até meados de Junho a oferta esteja concluída. Esta decisão surge na sequência da identificação de 3 grandes áreas de oportunidade que suscitaram interesse em encontro realizado a 18 de Abril.

“Conquistámos nesta data um grande objetivo para o setor financeiro da Altran Portugal, que é liderar as referências do Grupo a nível mundial, o que representa uma recompensa ao bom desempenho das nossas equipas” refere Ricardo Machado, Diretor de Financial Services da Altran Portugal.

Foram recebidos em Portugal os 15 responsáveis pela verticalização da oferta da área de serviços financeiros da Altran. O encontro teve como principais objetivos a apresentação da oferta de cada país, um brainstorming entre os responsáveis sobre quais as oportunidades detetadas em cada mercado e a preparação do Go to Market com a definição clara destes para a criação da oferta.

Outro dos pontos fortes identificados que farão parte da oferta da Altran Financial Services serão soluções e serviços de Anti Money Laundering (AML) e Fraude que ficará sob a responsabilidade da Bélgica, com o apoio também da equipa de Portugal, tal como a oferta de risco deverá estar concluída em meados de Junho, a próxima reunião decorrera no dia 20 do mesmo mês, em Paris.

Estes encontros enquadram-se na linha de posicionamento da Altran com experts nacionais e internacionais, disponibilizando aos seus clientes um serviço que alia o forte know-how tecnológico com o conhecimento transversal de negócio do mercado financeiro nacional, por forma a garantir uma forte e equilibrada gestão de risco e boas práticas para prevenir cenários adversos, como é o atual, aos nossos clientes.

* Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico *

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Altran Portugal na vanguarda do desenvolvimento tecnológico com o equipamento Home Box


Controlo do consumo de eletricidade, água e gás são algumas das diversas aplicações do Home Box

Altran Portugal, multinacional líder em inovação, apresenta a mais recente entrada no portfolio de Telecom&Media do novo dispositivo Machine-to-Machine, conhecido por Home Box. Proteção das residências contra intrusos, proteção doméstica (fogo, gás, água, etc), auto-vigilância (Baby Watch), controlo e monitorização da temperatura, automatização doméstica, controlo do consumo de eletricidade, água e gás são algumas das possíveis aplicações deste mais recente aparelho. Tudo isto podendo ser controlado de forma remota através de um simples dispositivo móvel.

“A filosofia da Altran pauta-se pela inovação tecnológica de forma contínua, e com a Home Box conseguimos aliar o desenvolvimento físico do produto e a integração de diversos serviços de valor acrescentado”, refere Célia Reis, Diretora Geral da Altran

Este aparelho, que pode ser usado a nível particular ou empresarial, utiliza um sensor para capturar os acontecimentos, inovando pela sua ampla possibilidade de aplicações, respondendo à falta de proteção remota observada nos lares europeus, cerca de 92%.

“Um estudo de mercado comprovou que 65% das pessoas querem ter um sistema que integre auto-vigilância da casa, vigilância técnica, gestão de urgências, modo de poupança de energia, otimização da energia em casa, alerta sobre consumo de água, e alerta sobre consumo de energia. A evolução do Home Box será no segmento da saúde com tele-medicina e tele-metria, e o seu surgimento apresenta-se na ótica de que o consumidor final tenha a oportunidade única de aceder a todos estes serviços de uma forma fácil e integrada” afirma Bruno Casadinho, Diretor do setor de Telecom & Media da Altran Portugal.

O setor Telecom & Media, da Altran Portugal, é único no mercado presente em todo o ciclo de vida de soluções de telecomunicações com uma solução global e completamente inédita no mercado, sendo o único fornecedor a apresentar uma abordagem que permite conciliar a Engenharia, Processos e Tecnologias de Informação.

* Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico *

terça-feira, 12 de abril de 2011

Prisma desenvolve formação inovadora para projetos em crise

Equipa de especialistas da Prisma, Instituto de Formação, desenvolveu uma inovadora ação de formação, integrada nos Prisma Project Management LAB’s, especialmente concebida para projetos em dificuldades designada de PMLab’s Emergency Rooms.

“Esta nova oferta surge na sequência da recente evolução que se tem verificado no mercado, as empresas necessitam minimizar os riscos, aumentar a produtividade das suas equipas e garantir o sucesso dos seus projetos”, afirma a Sónia Rosa, Diretora Geral da Prisma

Com o objetivo de melhorar o serviço de formação e de estar cada vez mais perto das necessidades dos seus clientes, a Prisma a concebeu os PMLab Emergency Rooms, em exclusivo para intra-empresa. Este laboratório reúne, a pedido duma empresa, na mesma sala, a equipa dum projeto que não esteja a correr conforme planeado. Com a ajuda do docente os membros da equipa vão avaliar as componentes do projeto e procurar planos de correção e aperfeiçoamento para colocar o projeto na direção adequada.

“Nestas situações o formador trabalha em parceria com o gestor do projeto avaliando os desvios do mesmo e apresentando planos de recuperação e de contingência, podendo posteriormente acompanhar o gestor do projeto, com uma ação de coaching”, acrescenta a Diretora Geral da Prisma.

Os Prisma Project Management LAB’s, são a grande novidade do Catálogo de Formação e Certificação em Gestão de Projetos 2011 e abrangem dois tipos de ações, os já referidos, PMLab Emergency Rooms e os PMLab Project Management Nuggets (workshops de

Gestão de Projetos verticalizada por setores de atividade).

* Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico *

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Altran Portugal apresenta Academia de Talentos


Identificar talentos e integrá-los no exigente mercado de trabalho das tecnologias de informação é objetivo da Academia Altran

Altran Portugal, multinacional líder em inovação, acaba de apresentar um projeto inovador que visa identificar talentos e integrá-los no exigente mundo das tecnologias de informação. A Academia Altran visa ainda potenciar o desenvolvimento de competências adequadas a tendências de mercado ou às necessidades específicas das empresas portuguesas.

“Para a Altran é um orgulho poder impulsionar a carreira de jovens talentos acabados de sair da universidade através da Academia Altran, o que lhes permite uma multiplicidade de desafios com clientes reais, em projetos verdadeiramente aliciantes que os leva a percorrer um caminho de aprendizagem e crescimento profissional ” refere Célia Reis.

A Academia Altran para além de ajudar a integrar os recém-licenciados no mercado de trabalho, apresenta inúmeras vantagens para os seus clientes, permitindo que desde o processo de seleção este tenha a possibilidade de optar pelos perfis mais adequados às suas necessidades, proporcionando ainda uma optimização a nível operacional e financeiro, com uma competitividade acima da média. A Altran proporciona ainda formação técnica e de softskills adequada às necessidades e assegura todo o processo de seleção.

Para Ricardo Machado, Diretor de Financial Services da Altran Portugal, setor que acolheu o primeiro projeto externo para a Academia Altran, “esta é uma plataforma que ajuda não só os jovens talentos, a entrar no mercado de trabalho como lhes permite ter uma experiência profissional em empresas de grande prestígio. Por outro lado, as empresas tem o contributo de uma nova geração que apresenta uma nova visão e novas soluções para os seus desafios ”.

A continuidade é um fator chave em todo o processo da Academia Altran, porque permite otimizar o processo e adequá-lo de forma ininterrupta à realidade do cliente, potenciando a retenção de valores e sobretudo proporcionando uma perspetiva de futuro aos participantes, criando uma dinâmica que permite reter os melhores talentos.

* Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico *

terça-feira, 5 de abril de 2011

Prisma colabora com PMI para lançamento de nova certificação

Informação, apoio aos candidatos e acesso ao teste piloto Agile Certification serão algumas das mais-valias apresentadas pelo Instituto de Formação

A Prisma Instituto de Formação está a cooperar com o Project Management Institute (PMI®) para o lançamento de uma nova certificação no mercado, trata-se da Agile Certification, cuja primeira fase de lançamento está prevista para o próximo mês de Abril. A Agile Certification é uma metodologia de desenvolvimento de software que tem sido usada com muito êxito em várias áreas, designadamente, na gestão de projetos.

“A Metodologia Agile tem verificado uma crescente utilização na gestão de projetos, tendo surgido naturalmente a necessidade de criar uma Certificação que comprove as melhores práticas. A Prisma associa-se a esta iniciativa pioneira procurando contribuir de forma positiva para implementação desta imprescindível certificação,” anuncia Sónia Rosa, Diretora Geral da Prisma.

A Prisma irá disponibilizar toda informação sobre a PMI Agile Certification, e apoiar todos os candidatos interessados em participar no teste piloto. Recorde-se que os participantes poderão, deste modo, obter uma certificação de um dos mais prestigiados institutos a um preço mais baixo.

Esta certificação dirige-se aos profissionais que estão a utilizar a Metodologia Agile nos seus projetos ou organizações que estejam a adotar esta abordagem em gestão de projetos. Os detentores de uma PMI Agile Certification, poderão distinguir-se no mercado pelo nível de profissionalismo na metodologia Agile em gestão de projetos, aumentar a sua versatilidade profissional e demonstrar capacidade em liderar equipas.

O lançamento da Agile Certification irá decorrer em três fases sendo que a primeira fase estará destinada a elaboração do esboço do exame e textos chave, que posteriormente estarão disponíveis aos formadores, de modo a que estes possam atualizar ou criar cursos de gestão de projetos. Estes recursos estarão também disponíveis para os candidatos interessados em obter a certificação.

Na segunda fase, os candidatos à certificação Agile poderão apresentar a sua candidatura para participar no teste piloto. Por fim, a terceira e última fase que irá consistir no teste piloto, que irá avaliar a assertividade da certificação. O teste piloto da Certificação PMI Agile é aberto ao público e a qualquer profissional de gestão de projetos que cumpra os pré-requisitos.

De acordo com um estudo levado realizado pelo PMI, as práticas padronizadas permitem um melhor desempenho do projeto, pelo que muitos profissionais têm acrescentado a Metodologia Agile, ao seu leque de técnicas de gestão de projetos de sucesso. O mesmo estudo conclui que 68% das organizações estão a utilizar a Metodologia Agile e que 63% dos diretores de recursos humanos incentiva seus gestores de projeto a obter uma certificação Agile.

* Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico *