quarta-feira, 30 de março de 2011

Certificação ISO 20000 em foco na Prisma

Em que consiste a ISO 20000, como obter a certificação e qual a sua importância para as empresas de Gestão TI: são alguns dos temas em debate no Open Day ISO 20000

A Prisma Instituto de Formação irá realizar uma palestra sobre ISO 20000, que irá decorrer no dia 7 de Abril, nas instalações do instituto, pelas 9.30H. O Open Day ISO 20000, será conduzido pelo Dr. Nasser Khelifa, embaixador da ISO20000 e Diretor do Instituto de Formação do Grupo Altran em Paris. Nasser foi professor na Universidade de Rene Descartes, Gestor de inúmeros projetos de grandes dimensões no contexto de ITIL, Service Management, mentor, coach, sendo ainda autor de várias publicações.

“A ISO 20000 está a transformar-se numa certificação fundamental para todas as empresas que necessitam demonstrar aos seus clientes e investidores/acionistas: que os seus serviços de Gestão de TI operam com integridade; cumprindo requisitos contratuais e de segurança; minimizando a exposição operacional a riscos; qualidade de serviços e promovendo uma cultura de melhoria contínua. Nesse sentido a Prisma decidiu fazer uma palestra para esclarecer todos os interessados sobre a temática da ISO 20000”, anuncia Sónia Rosa, Diretora Geral da Prisma.

Em que consiste a ISO 20000 e quais os seus benefícios, como gerir o processo de certificação com sucesso, certificação e esboço do curso ISO/IEC 20000, programa de qualificação, as pontes entre o ITIL /ISO20k: são os assuntos que serão abordados neste evento que reúne especialistas e clientes.

“Esta certificação é extremamente interessante para todas as organizações que apostaram na qualificação dos seus departamentos de TI tornando-os reais parceiros de negócio e que querem ver esses esforços reconhecidos com uma certificação que poderá representar uma mais-valia comercial e/ou concorrencial”, acrescenta Sónia Rosa.

A Prisma apresenta, neste ano de 2011, uma consolidada oferta para suporte ao denominado IT Governance, nas áreas de ITIL, ISO 20000 e ISO 27000. Os Open Days são workshops de formação oferecida pela Prisma aos seus clientes, com o objetivo de introduzir estes temas de forma profissional e isenta de interesses comerciais.

* Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico *

terça-feira, 15 de março de 2011

Prisma apoia formação como medida de combate à crise

Curso de BPM totalmente financiado pelo instituto e um desconto de 20% na inscrição, através do site: são duas das medidas anunciadas pela Prisma para incentivar os profissionais a apostar na formação apesar do contexto económico

Prisma, Instituto de Formação, acaba de lançar duas iniciativas que visam apoiar e fomentar a obtenção de conhecimentos dos Gestores de Projetos em Portugal, num momento em que o pais atravessa uma situação económica complexa.

“Ciente de que estamos num ano particularmente difícil, com orçamentos reduzidos mas também onde a exigência e o rigor profissional dos recursos humanos são fundamentais para o sucesso das organizações, a Prisma decidiu lançar duas iniciativas que motivem e inspirem (dois dos nossos 4 valores) a aquisição de competências em gestão de projetos, de forma séria e idónea”, afirma Sónia Rosa, Diretora Geral da Prisma.

Neste sentido a Prisma irá financiar, até Setembro de 2011, o curso Basics of Project Management (BPM). Este curso, que marca o início do processo formal de aquisição de competências dos gestores profissionais de projetos, terá a duração de 18 horas e atribui 18 PDU’s. Deste modo irão decorrer 3 edições gratuitas do curso de BPM, para clientes empresariais respetivamente de 21 a 25 Março, de 11 a 15 de Abril, e de 18 a 22 de Julho, sempre das 12h00 às 17h30.

Por outro lado a Prisma irá oferecer um desconto de 20 %, nas pré-inscrições, em qualquer ação de calendário do catálogo de Gestão e Certificação de Projetos 2011, feita através do site.

Com esta iniciativa inédita, a Prisma procura dar um contributo positivo para melhorar a competitividade do país através do aumento de competências dos profissionais e da formação de talentos,” sublinha Sónia Rosa

Os interessados poderão inscrever-se através do site do instituto www.prisma.pt onde poderão também aceder a informação mais detalhada sobre estes cursos e aos catálogos de formação.

* Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico *

quarta-feira, 9 de março de 2011

Prisma lança novo Happy Hour para Total Project Management

Instituto de formação apadrinha formação e preparação de Gestores de Projectos

A Prisma, Instituto de Formação, acaba de anunciar o início da sua campanha sazonal, Happy Hour, que visa apoiar e fomentar a aquisição formal de conhecimentos dos Gestores de Projetos em Portugal. De 21 a 31 de Março, das 18h30 às 22h (35 horas / 35 PDUs) a Prisma irá disponibilizar, a todos os interessados, formação e preparação para o exame PMP (Project Management Professional) a um preço especial de 1500€. O valor representa um pouco menos de metade das tarifas normais para os 2 cursos em questão, o TPM (Total Project Management) e o PPE-PMP (Preparação para o Exame PMP)

“Desde 2008, que a Prisma, tem vindo a financiar, com estas acções pontuais, a formação dos profissionais –ou candidatos- em gestão de projetos, procurando deste modo apoiar profissionais independentes, micro empresas e PME’s no seu esforço de qualificação”, afirma Sónia Rosa, Diretora Geral da Prisma.

Este curso destina-se aos gestores de projeto e elementos de equipas de projetos com alguma experiência que pretendam recordar conhecimentos básicos, bem como aprender técnicas de gestão de projetos, de acordo com as melhores práticas preconizadas pelo PMI no PMBOK® Guide na sua versão sempre mais actualizada.

“Os cursos de Gestão de Projetos da Prisma distinguem-se pela qualidade e caráter inovador, proporcionando uma aprendizagem única, através de formações de curta duração, devidamente certificadas e centradas em temáticas específicas”, acrescenta a Diretora Geral da Prisma.

O programa Happy Hour visa preparar os participantes para a execução no terreno dos principais processos, técnicas e ferramentas de gestão de projetos segundo a metodologia líder do PMI-Project Management Institute. No final do curso, os participantes serão capazes de aplicar uma metodologia sólida na gestão de um projeto do início até à sua conclusão e terão recolhido 75 PDU’s (Professional development Units do PMI)

Os interessados poderão inscrever-se através do site do instituto www.prisma.pt onde poderão também aceder a informação mais detalhada sobre estes cursos e aos catálogos de oferta.

* Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico *

sexta-feira, 4 de março de 2011

Altran assina parceria estratégica com Pallas Athena


Altran une forças com empresa holandesa para apresentar ao mercado português uma solução única e inovadora de análise de processos de négocio

Altran multinacional líder em inovação, acaba de assinar uma parceria estratégica com Pallas Athena, que irá permitir apresentar ao mercado português uma oferta inovadora para análise de processos de négocio, suportada pela ferramenta de Process Mining ReflectOne da Pallas Athena.

"Acreditamos que uma das principais prioridades, ao nível dos gestores de topo das organizações, é alcançar objetivos através do controlo e melhoria dos processo. A parceria com a Pallas Athena, permitir-nos-á aumentar a nossa proposta de valor aos nossos clientes, disponibilizando uma análise rápida e aprofundada dos processos de negócio ", afirma Célia Reis, Diretora Geral da Altran Portugal.

A ferramenta ReflectOne é uma solução de software de Process Mining, que permite às empresas a descoberta e análise dos seus processos beasada em fatos. O Process Mining é uma técnica que possibilita a análise dos processos através do processamento e tratamento de dados, existentes nos sistemas que suportam os mesmos. Esta parceria irá contribuir para o desenvolvimento da solução da Pallas Athena, graças ao contributo da Altran, e por outro lado aumentar a oferta de serviços do grupo em Portugal.

Sabemos que para qualquer empresa é fundamental que lhe sejam fornecidos fatos reais sobre o fluir dos seus processos de uma maneira rápida, exata e eficiente, a ferramenta ReflectOne pode ajudar as empresas a obterem uma visão global e real. Estamos satisfeitos em apresentar o nosso produto ao mercado Português através da parceria com Altran" , declara John Hoogland, CEO e Co-fundador da Pallas Athena.

Várias organizações já experimentaram os benefícios deste tipo de análise, e recorrem à ferramenta ReflectOne para manutenção dos processos de negócio, implementação de novas regras e regulamentos, ou até para encontrar pontos de melhoria que não são visíveis de forma imediata.

Criada em 1982, a Altran é considerada atualmente líder europeu na área da Consultoria e Inovação, para a empresa a Inovação é a única forma possível de assegurar e melhorar constantemente o fator competitivo das organizações.

* Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico *