sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Prisma arranca com nova formação em Gestão de Projetos


Total Project Management tem início já no próximo dia 28 de Fevereiro

A Prisma Instituto de Formação acaba de anunciar o início de mais uma ação formativa no âmbito da Gestão de Projetos, trata-se do Total Project Management. Esta formação terá início no próximo dia 28 de Fevereiro e decorrerá até dia 4 de Março, das 9h30 às 17h30.

Reconhecido pelo Project Management Institute® (PMI)®, o Total Project Management dirige-se a Gestores de Projeto e elementos de equipas de projetos com alguma experiência que desejem recordar conhecimentos básicos, bem como aprender técnicas de gestão de projetos, de acordo com as melhores práticas preconizadas pelo PMI no PMBOK® Guide.

Esta ação, que faculta 35 PDU´s, visa preparar os participantes para a execução no terreno dos principais processos, técnicas e ferramentas de gestão de projeto. No final do curso, os participantes serão capazes de aplicar uma metodologia sólida na gestão de um projeto.

A propósito desta ação de formação, a Prisma está a lançar uma campanha promocional para as inscrições realizadas durante esta semana (no Total Project Management), oferecendo um desconto promocional de 30%, ficando o investimento nesta ação formativa de apenas 1.260,00€ (+ IVA).

Recorde-se que a Prisma acaba de renovar a sua acreditação como Registered Education Provider (R.E.P.), do Project Management Institute (PMI) tendo sido submetida a uma auditoria muito rigorosa onde se constatou que os critérios qualificados pelo PMI estavam a ser inteiramente respeitados.

A Prisma disponibiliza ainda uma vastíssima oferta formativa aprovada pelo PMI designadamente as ações de formação do núcleo PMC-Project Management Core (BPM-Basics of Project Management e TPM-Project Management Core), todos os cursos PPE (Preparação para Exame) e várias especializações (EGP’s) para gestores de projetos.

* Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico *

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Altran marca presença na XVIII Semana Informática do Instituto Superior Técnico

Altran marcará presença na XVIII Semana Informática do Instituto Superior Técnico, que se realizará no átrio e no Centro de Congressos do Pavilhão de Engenharia Civil do campus da Alameda, de 21 a 25 de Fevereiro, com entrada livre.

“A Altran não poderia deixar de estar presente em mais uma Semana Informática do Instituto Superior Técnico, pois é aqui que estão muitos dos futuros consultores” afirma Célia Reis Diretora Geral da Altran.

Neste evento, a Altran estará presente na exposição tecnológica e terá como grande objetivo dar a conhecer a empresa ao alunos do IST, através das suas diferentes iniciativas, mas focando-se principalmente na apresentação de ofertas disponíveis, explicar o que é ser consultor e qual o percurso que este tem ao longo da sua carreira. Este ano, a Altran irá também proporcionar a oportunidade única aos futuros alunos de realizar entrevistas “on place”, simulando assim o processo de recrutamento para um projecto, aproveitando também para recolher CV’s dos futuros candidatos.

A Semana Informática do Instituto Superior Técnico é organizada desde 1993 pelos alunos da Licenciatura em Engenharia Informática e Computadores, em colaboração com o Departamento de Engenharia Informática e com o Núcleo estudantil de Informática.

* Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico *

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Prisma lança ofertas inovadoras

Prisma Labs e Managed Services são as grandes novidades do novo catálogo de formação de 2011


A Prisma Instituto de Formação acaba de lançar duas novas ofertas: os Prisma Project Management LAB’s e o Managed Services, incluídas no novo Catálogo de Formação e Certificação em Gestão de Projectos 2011.

“No novo catálogo foram introduzidas muitas melhorias pelos nossos especialistas. O nosso objectivo é melhorar continuamente o serviço de formação que prestamos, e estar cada vez mais perto das necessidades dos nossos clientes, nesse sentido, não queremos parar de inovar ”, afirma Sónia Rosa, Directora Geral da Prisma.

Assim o Instituto de Formação apresenta os Prisma Project Management LAB’s, que abrangem dois tipos de acções: os PMLab Emergency Rooms e os PMLab Project Management Nuggets.

Os PMLab Emergency Rooms, disponíveis apenas em formato intra-empresas, consistem num laboratório que reúne a equipa de um projecto que não esteja a correr conforme o planeado. Com a ajuda do docente, os membros da equipa vão avaliar as componentes do mesmo e procurar planos de correcção/melhoria.

“Nestes casos o docente trabalha com o gestor dum projecto existente no mesmo, avaliando desvios e planos de recuperação e de contingência, podendo posteriormente acompanhar o gestor do projecto, v.g. por coaching”, explica a Directora Geral da Prisma.

Os PMLab Project Management Nuggets são laboratórios de formação, direccionados a sectores de actividade. Em complemento ao curso TPM, aqui serão estudados casos práticos aplicados aos sectores Engenharia e Construção, IT, Industria e Serviços Financeiros.

“Project Management Nuggets são, resumidamente, workshops de gestão de projectos verticalizada (por sectores de actividade),” esclarece Sónia Rosa

No caso dos Managed Services, trata-se de um curso destinado a directores de departamento (Ex: Compras), chefes ou gestores de projecto e outros elementos com responsabilidade (funcional ou global) pela selecção de fornecedores de serviços, em regime de outsourcing, e/ou pela sua gestão dos respectivos contratos e SLA’s.

Este curso permite compreender o que são os Managed Services e obter mais-valias oriundas das boas práticas da Gestão de Projectos; compreender os tipos de documentos, contratos, níveis de serviço associados a todo o processo de aquisição; compreender o impacto do risco nesse mesmo processo de aquisição; melhorar o posicionamento numa negociação deste tipo de serviços; compreender a importância da informação a recolher e a fornecer para uma boa monitorização e controlo do projecto. Saber que outros referenciais podem fornecer frameworks interessantes para serem avaliados (como ITIL).

“Esta nova oferta surge na sequência da recente evolução que se tem verificado, e mais do que nunca as empresas necessitam maximizar a produtividade das suas equipas e garantir uma visão de 360º dos seus projectos”, afirma a Sónia Rosa.

No que diz respeito as ofertas ao nível de IT a Prisma procedeu a uma reformulação do seu catálogo de formação, mantendo a sua prestigiante parceria com a Microsoft como centro de formação autorizado de Microsoft. A Prisma disponibilizará, ao longo do ano, os Open Days (sessões de formação gratuita) e os programas Happy Hour (formação pós-laboral financiada pela própria Prisma).

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Sucesso da Pro-Digit@l 2011 anuncia próxima edição


Elevada adesão de visitantes profissionais e grande interação comercial determinam o êxito do maior evento do setor

A VI edição da Pro-Digital, salão internacional de impressão, imagem, comunicação digital, têxtil promocional e new media que decorreu, entre os dias 11, 12 e 13 de Fevereiro, na Feira Internacional Lisboa (FIL) saldou-se com um balanço muito positivo. A VII edição da Pro-Digit@l já tem data marcada para os dias 17,18 e 19 de Fevereiro de 2012.

“Prova do sucesso foi a grande adesão de com 7231 visitantes profissionais que marcaram presença na Pro-Digit@l permitindo um elevado volume de negócios aos expositores, que saem assim mais uma vez satisfeitos do certame” refere Agustín Torres, Diretor da Pro-digit@l.

Perante o êxito registado nesta edição, a organização avança já com datas e antevisões para o próximo ano: “Na Pro-Digit@l de 2012, já com datas agendadas para os dias 17, 18, e 19 de Fevereiro, esperamos um crescimento no número de expositores na ordem dos 20%, não só pela previsão de melhorias económicas como também pelo prestígio da própria feira,” acrescenta ainda Agustín Torres.

A Pro-Digit@l continua com numa clara liderança do setor devido a sua constante aposta na inovação e na apresentação de conteúdos interessantes e diversificados. Foruns, The Design Planet, Digital Apple entrega dos prémios Pixel foram algumas das grandes apostas deste ano que surpreenderam positivamente os expositores. “No fundo acabou por ser uma agradável surpresa, a expectativa era grande. A nossa presença aqui foi positiva”, afirma Mário Mendes, Diretor Comercial da Digidelta.

A apresentação das últimas novidades tecnológicas é igualmente uma das imagens de grandes marcas da Pro-digi@l que gera muitas expectativas junto de expositores e de visitantes, a Portus foi uma das muitas empresas presentes que aproveitou este evento para apresentar novos equipamentos.

“Os clientes ficaram muito impressionados com a nova máquina de tecidos de impressão digital de caráter industrial, sendo este o grande ponto positivo para nós”, explica Daniel Ribeiro, Diretor da Portus.

Os expositores salientaram ainda a potencial comercial gerado pela presença neste evento e troca de contatos comerciais com um aspeto fundamental para o sucesso deste salão “A Pro-Digit@l correu bastante bem, embora a retorno real só possa ser aferido nos contatos comerciais pós-feira. Comparativamente aos anos anteriores a qualidade dos clientes aumentou”, indica Maureen Weinstein, Diretora Geral da Neschen.

Gonçalo Poças, Responsável Roland DG Portugal, salienta a importância deste evento: “Desde a 1ª edição que marcamos presença na Pro-digit@l, é fundamental para o mercado português ter uma feira com estas características. Este ano devido à crise a feira está ligeiramente mais curta, mas a nível de visitantes tivemos bastantes potenciais clientes.”

Recorde-se que a impressão digital tem vindo a registar um acentuado crescimento, de acordo com os dados da Consultora Pira Internacional, o mercado foi avaliado em 60 mil milhões de dólares em 2007, aguardando-se que em 2012 represente o dobro deste valor. Em Portugal a impressão digital tem vindo igualmente a verificar um grande desenvolvimento, tendo atualmente uma impressionante taxa de implementação. Fato que se deve ao enorme contributo das sucessivas edições da Pro-Digit@l

* Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico *

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Pro-Digit@l arranca já esta sexta-feira


Novidades tecnológicas apresentadas na VI edição do Salão Internacional de impressão, imagem, comunicação digital, têxtil promocional e new media.

A VI edição do salão internacional de impressão, Pro-Digit@l, tem início esta sexta-feira no pavilhão 4 da FIL. A feira irá decorrer entre os dias 11, 12 e 13 de Fevereiro, onde estarão presentes as últimas novidades da impressão digital.

“O mercado está sempre em mutação, contudo os últimos anos foram de alterações profundas para o setor impressão com a chegada do digital. É aqui que deve ser feita a aposta para que haja tanto uma melhoria na qualidade, como também um aumento do retorno do investimento realizado na ótica digital”, afirma Agustín Torres, diretor da Pro-Digital.

Portus, Atlântico Norte, Roland DG Iberia, Dataplot, Digidelta e BR2 são alguns dos expositores, que vão marcar presença na 6ª edição da Pro-Digit@l, salão internacional de impressão, possibilitando aos visitantes encontrar todos os setores que operam em torno da impressão digital.

“A Pro-Digit@l é um evento único em Portugal direcionado ao mercado da Impressão Digital de Grande Formato. Julgo ser fundamental a organização de eventos em Portugal que potenciem o crescimento deste mercado”, refere Gonçalo Poças, PT Branch Office & NA Manager.

De acordo com a European Digital Printing Association (EDP), organização que reúne as principiais revistas europeias do setor das artes gráficas, conclui-se através de um estudo publicado que a impressão digital é a principal responsável pelo crescimento que as artes gráficas têm vindo a registar.

Este relatório indica-nos que 72,3% das empresas sondadas, que obtiveram lucro no último exercício, oferecem serviços de impressão digital. A margem de lucro obtido pelas empresas com este tipo de serviços ronda os 35% a 43%.

“São relatórios como este que nos animam a ano após ano realizar o Salão Internacional de impressão, e provam que o setor das artes gráficas está a claramente a adaptar-se ao que o mercado lhe pede, tendo a capacidade de gerar lucros” indica Agustín Torres, director da Pro-Digital.

Para a Consultora Pira Internacional a impressão digital continua em crescendo, uma vez que mercado de foi avaliado em 60 mil milhões de dólares em 2007, esperando-se que em 2012 represente o dobro deste valor cinco anos depois desta avaliação.

Para António Oliveira, High Volume Especialist, Konica Minolta Portugal, o crescimento e avanços técnicos registados na tecnologia de impressão digital trouxeram, mais opções e novas funcionalidades para impressão comercial de hoje. Longe da ideia redutora de complemento à actividade principal (Impressão Offset), hoje a impressão digital é um conceito de negócio próprio.”

A preocupação ambiental é outro tema de relevância que a evolução da impressão tem vindo aos poucos a solucionar através do sistema digital. A procura de alternativas ecológicas já levou várias empresas a investirem nesse sentido.

Para Paulo Pousão Silva da BR2 “a ideia de nos tornarmos uma empresa ecológica e amiga do ambiente, tendo uma grande vertente de responsabilidade social, surgiu quando essas preocupações se tornaram cada vez mais evidentes com os efeitos visíveis do aquecimento global. Nesta área surgiram algumas diretrizes por parte da comunidade europeia de que era necessário legislar a utilização de solventes neste tipo de produção”.

Nesta VI edição da Pro-Digit@l teremos ainda o The Design Planet, grande aposta deste ano que se dedica exclusivamente a designers, que durante os dias da Pro-Digit@l irão apresentar muitas novidades. Vão marcar presença designers de topo a nível nacional (Workshop Computer Arts Portugal) e internacional (tais como: Bruno Sellés, Iñigo Jerez, Si Scott, Borja Borrero Jennifer Cirpici e Oscar Mariné), que irão dar palestras. Um grupo de especialistas irá ainda apresentar a Aula Digital Apple.

* Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico *

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Prisma renova certificação do Project Management Institute

Instituto de Formação mantém estatuto de Registered Education Provider da prestigiada organização

A Prisma Instituto de Formação acaba de renovar a sua acreditação como Registered Education Provider (R.E.P.), do Project Management Institute (PMI). Este organismo continua assim a reconhecer na Prisma a capacidade para leccionar acções de formação que atribuem os Professional Development Units (PDU), unidade de medida utilizada para quantificar atividades aprovadas de serviço profissional e aprendizagem, indispensáveis a quem pretenda certificar-se como gestor de projetos.

“Esta renovação do estatuto da Prisma como Registered Education Provider, deve-se aos elevados standards de qualidade das soluções formativas que nosso instituto disponibiliza, assim como, a respeito das recomendações e melhores práticas preconizadas nos diversos standards do PMI”, afirma Sónia Rosa, Diretora Geral da Prisma.

Para a revalidação deste estatuto a Prisma foi submetida a uma auditoria muito rigorosa onde se constatou que os critérios qualificados pelo PMI estavam a ser inteiramente respeitados. Todos os R.E.P. são submetidos a essa avaliação, efetuada por auditores externos, que depois enviam um parecer ao PMI. Trata-se de um processo rigoroso e muito detalhado, ao qual se submetem todos os R.E.P’s, de 3 em 3 anos. Recorde-se que os R.E.P são os únicos autorizados a emitir os certificados de PDUs.

“A aprovação da Prisma nesta auditoria representa um processo de aceitação e de confiança por parte do PMI. Demonstrando a garantia, para aos seus clientes, de como cumprem os seus serviços, com rigor, atualidade, e na totalidade, todas as prorrogativas de qualidade do PMI” acrescenta Sónia Rosa.

A Prisma disponibiliza uma vastíssima oferta formativa aprovada pelo PMI designadamente as ações de formação do núcleo PMC-Project Management Core (BPM-Basics of Project Management e TPM-Project Management Core), todos os cursos PPE (Preparação para Exame) e várias especializações (EGP’s) para gestores de projetos.

A certificação do PMI é reconhecida em todo o mundo, sendo a mais procurada certificação profissional na área da Gestão. Desde 1984 que o Project Management Institute se tem dedicado ao desenvolvimento e manutenção de um rigoroso Programa de Certificação Profissional, com base num exame, visando a melhoria da profissão de Gestão de Projetos e o reconhecimento das conquistas individuais nesta área. A Certificação Project Management Professional (PMP) do PMI é a credencial profissional mais reconhecida e respeitada em termos mundiais no que diz respeito a Gestão de Projetos. Em 1999, o PMI tornou-se a primeira organização no mundo a ter seu Programa de Certificação reconhecido pela International Organization for Standardization (ISO) 9001.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

72,3 % das empresas de artes gráficas crescem graças a impressão digital

Estudo da European Digital Printing Association conclui que 72,3% das empresas do setor devem o seu crescimento aos serviços de impressão digital

A European Digital Printing Association (EDP), instituição que reúne as principiais revistas europeias do setor das artes gráficas, acaba de publicar um estudo sobre setor na Europa, que conclui que a impressão digital é a principal responsável pelo crescimento que as artes gráficas têm vindo a registar.

De acordo com o relatório 72,3% das empresas sondadas, que obtiveram lucro no último exercício, oferecem serviços de impressão digital. A margem de lucro obtido pelas empresas com este tipo de serviços ronda os 35% a 43%.

Segundo este estudo, que visa analisar o setor e recomendar soluções para manter os níveis de crescimento, 40% dos centros de impressão manifestou a sua intenção de investir, durante o próximo ano, na impressão digital, tendo sido esta a solução mais apontada para aumentar a rentabilidade e lucros das empresas.

O estudo da European Digital Printing Association foi elaborado com base nas respostas obtidas através de uma sondagem realizado a mais de 200 centros de impressão de 15 países da Europa Comunitária, incluído Portugal.

Sinal da vitalidade do setor em Portugal é realização da VI edição da Pro-digit@l, salão internacional de impressão, imagem, comunicação digital, têxtil promocional e new media, que irá decorrer na Feira Internacional de Lisboa (FIL), nos dias 11, 12 e 13 de Fevereiro, e que está registar uma elevada adesão, tendo até ao momento mais de 2 000 pré-inscrições de profissionais.

Este evento irá ocorrer numa área de exposição de 10.400 m2, estando prevista a presença de mais de 12.000 visitantes e 117 expositores, onde se pode encontrar todos os setores que operam em torno da impressão digital: dos suportes de impressão aos fabricantes de equipamentos mais sofisticados.