Novidades tecnológicas apresentadas na VI edição do Salão Internacional de impressão, imagem, comunicação digital, têxtil promocional e new media.
A VI edição do salão internacional de impressão, Pro-Digit@l, tem início esta sexta-feira no pavilhão 4 da FIL. A feira irá decorrer entre os dias 11, 12 e 13 de Fevereiro, onde estarão presentes as últimas novidades da impressão digital.
“O mercado está sempre em mutação, contudo os últimos anos foram de alterações profundas para o setor impressão com a chegada do digital. É aqui que deve ser feita a aposta para que haja tanto uma melhoria na qualidade, como também um aumento do retorno do investimento realizado na ótica digital”, afirma Agustín Torres, diretor da Pro-Digital.
Portus, Atlântico Norte, Roland DG Iberia, Dataplot, Digidelta e BR2 são alguns dos expositores, que vão marcar presença na 6ª edição da Pro-Digit@l, salão internacional de impressão, possibilitando aos visitantes encontrar todos os setores que operam em torno da impressão digital.
“A Pro-Digit@l é um evento único em Portugal direcionado ao mercado da Impressão Digital de Grande Formato. Julgo ser fundamental a organização de eventos em Portugal que potenciem o crescimento deste mercado”, refere Gonçalo Poças, PT Branch Office & NA Manager.
De acordo com a European Digital Printing Association (EDP), organização que reúne as principiais revistas europeias do setor das artes gráficas, conclui-se através de um estudo publicado que a impressão digital é a principal responsável pelo crescimento que as artes gráficas têm vindo a registar.
Este relatório indica-nos que 72,3% das empresas sondadas, que obtiveram lucro no último exercício, oferecem serviços de impressão digital. A margem de lucro obtido pelas empresas com este tipo de serviços ronda os 35% a 43%.
“São relatórios como este que nos animam a ano após ano realizar o Salão Internacional de impressão, e provam que o setor das artes gráficas está a claramente a adaptar-se ao que o mercado lhe pede, tendo a capacidade de gerar lucros” indica Agustín Torres, director da Pro-Digital.
Para a Consultora Pira Internacional a impressão digital continua em crescendo, uma vez que mercado de foi avaliado em 60 mil milhões de dólares em 2007, esperando-se que em 2012 represente o dobro deste valor cinco anos depois desta avaliação.
Para António Oliveira, High Volume Especialist, Konica Minolta Portugal, “o crescimento e avanços técnicos registados na tecnologia de impressão digital trouxeram, mais opções e novas funcionalidades para impressão comercial de hoje. Longe da ideia redutora de complemento à actividade principal (Impressão Offset), hoje a impressão digital é um conceito de negócio próprio.”
A preocupação ambiental é outro tema de relevância que a evolução da impressão tem vindo aos poucos a solucionar através do sistema digital. A procura de alternativas ecológicas já levou várias empresas a investirem nesse sentido.
Para Paulo Pousão Silva da BR2 “a ideia de nos tornarmos uma empresa ecológica e amiga do ambiente, tendo uma grande vertente de responsabilidade social, surgiu quando essas preocupações se tornaram cada vez mais evidentes com os efeitos visíveis do aquecimento global. Nesta área surgiram algumas diretrizes por parte da comunidade europeia de que era necessário legislar a utilização de solventes neste tipo de produção”.
Nesta VI edição da Pro-Digit@l teremos ainda o The Design Planet, grande aposta deste ano que se dedica exclusivamente a designers, que durante os dias da Pro-Digit@l irão apresentar muitas novidades. Vão marcar presença designers de topo a nível nacional (Workshop Computer Arts Portugal) e internacional (tais como: Bruno Sellés, Iñigo Jerez, Si Scott, Borja Borrero Jennifer Cirpici e Oscar Mariné), que irão dar palestras. Um grupo de especialistas irá ainda apresentar a Aula Digital Apple.
* Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico *