“Innovative rear wing design” e “Input shaping application to reduce pitch vibrations” são os títulos dos melhores projectos. Finalista português esteve entre os favoritos
Altran Academy acaba de apurar os vencedores da Altran Engineering Academy 2010. Albert Llera, espanhol de 22 anos, com o projecto direccionado ao motor, “Innovative rear wing design”, e o italiano Michele Parmigiani, de 24 anos com o projecto aplicado ao chasis foram os vencedores da 7ª edição deste prémio. A final da edição de 2010 da Altran Engineering Academy realizou-se no Centro Técnico da Renault Fórmula 1 Team em Enstone, Reino Unido.
“Estou muito feliz com este reconhecimento. Quero agradecer à Altran e à Renault F1 Team por organizarem este prémio e dar-nos a possibilidade de entrar no mundo da Fórmula 1 através de uma das equipas mais vencedoras” afirmou Albert Llera quando soube iria poder trabalhar 6 meses em Viry-Châtillon, França.
A edição 2010 apresentou este ano, como novidade, a atribuição de dois estágios de seis meses cada um, com alojamento gratuito, um carro, cartão de combustível e um salário aliciante.
Para Michele Parmigiani o destino será Enstone, onde irá desenvolver durante um semestre o seu projecto aplicado ao chasis. Parmigiani salienta que “nunca tinha pensado em desenvolver a minha carreira de engenharia na F1, mas através da oportunidade que o júri da Altran Engineering Academy me proporcionou consegui chegar a este mundo”.
O português Ricardo Martins esteve entre os favoritos até ao momento da decisão final com o seu projecto, “Minimization of air resistence in all vehicle surface”. Este projecto tem como objectivo reduzir a resistência do ar, mais especificamente a força de arrasto, pela via de um aumento da rugosidade na superfície, podendo assim promover um aumento de velocidade com um menor consumo..
Os projectos em competição destacaram-se pela qualidade e criatividade apresentada, a avaliação dos mesmos esteve a cargo de Robin Tuluie, Director de I+D da Renault F1 Team; Stéphane Rodriguez, Director de provas e fiabilidade do Departamento de Motor da Renault F1 Team; Alfonso Martínez, Director Geral de Indústria e Aeronáutica da Altran e director internacional da Solução do Grupo Mechanical Engineering; e Saeed Kazim, consultor sénior da Altran Technologies do Reino Unido, que trabalha para Renault F1 Team.
Mais informação e bases do concurso em: www.altran-academy.com
Imagens e informação para meios em: www.altran-academy.com/mediakit.php
Sobre Altran Engineering Academy
Fundada em 2004 e convocada por Renault F1 Team e a empresa Altran, esta oportunidade é dirigida a jovens talentos que queiram formar parte desta equipa de Fórmula 1. É uma plataforma importantíssima para estes novos engenheiros que sonham chegar a este mundo tão exigente e altamente competitivo. Desde 2004 mais de 1.200 jovens engenheiros apresentaram os seus projectos a este prémio.
Como em anteriores edições, os candidatos deviam ser estudantes do último ano de engenharia ou que fossem recém-licenciados e tinham de apresentar um projecto focado na inovação tecnológica numa das várias disciplinas: aerodinâmica, sistema de controlo e electrónica, design e análise, performance, powertrain energy recovery, pesquisa e desenvolvimento de materiais, transdutores e tecnologia de teste ou dinâmica de veículo.
Altran – Renault F1 Team parceiros tecnológicos
Como respondemos às mudanças nos regulamentos do motor? Como podemos melhorar a performance aerodinâmica do chassis? A especialização de alto nível é necessária em diferentes campos. A Altran tem vindo a apoiar a Renault F1 Team desde 2002, fornecendo engenheiros com diversas especializações, incluindo, computação, tecnologia de informação, electrónica, logística, controlo de qualidade e simulação. Contibuem em Enstone para o chassis, e a nível de motor em Viry-Châtillon, perto de Paris. Os especialistas da Altran são conduzidos não só pela experiência e aventura desportiva, mas também pelo desafio tecnológico.
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