Cada vez mais são as empresas que apostam na Internet não só como um canal corporativo ou de informação aos clientes ou potenciais clientes, mas também como canal de venda e de comunicação com essa comunidade.
Prova disso mesmo é o aumento do investimento publicitário online, já que segundo o estudo apresentado pela IAB no passado mês de Outubro, relativo ao primeiro semestre de 2009, a Internet passou a ser o terceiro meio por investimento publicitário atrás da televisão e da imprensa, ultrapassando assim, as revistas e a rádio. Além disso, 55% desse investimento dedicou-se a campanhas de posicionamento em motores de busca (SEO) e tudo indica que neste ano de 2010 os investimentos no meio online continuaram a crescer comparativamente com os restantes meios.
Desta forma, os consumidores online na hora de optar por um produto ou serviço poderão fazê-lo através de uma simples pesquisa ou através de pesquisas patrocinadas. Neste sentido, são muitas as empresas que utilizam SEO como forma de destacar-se entre os seus concorrentes , conseguindo assim subir nas pesquisas para estarem no topo dos resultados.
Além disto, e em paralelo encontramos as redes sociais e com outro factor de grande força a ter em conta na hora de motivar a compra. Isto é, a opinião dos amigos. Por exemplo, estragou-se o meu telemóvel, necessito comprar um novo e através da minha rede social verifico que dos meus 20 amigos, 13 compraram um determinado modelo e ,além disso, estão bastante satisfeitos. Neste momento, termina a minha pesquisa e o passo seguinte é adquirir esse telemóvel. Dou toda a credibilidade às opiniões dos meus amigos e de repente decido sem ter visto qualquer anúncio ou feito uma pesquisa normal.
Os dados com os que começava este artigo são positivos e motivadores mas a Internet altera-se continuamente, evolui diante dos nossos olhos e devemos estar sempre preparados para dar a volta ou para adaptar-mo-nos a novas realidades. Por isso, digo às empresas a que dêem mais um passo, sendo que agora este passo significa escutar e estar atento ao que sucede na chamada “esfera social”. É o momento de fazer uma nova adaptação.
Sem comentários:
Enviar um comentário