terça-feira, 9 de março de 2010

INTERNET: Opinião dos amigos no momento de compra!

Cada vez mais são as empresas que apostam na Internet não só como um canal corporativo ou de informação aos clientes ou potenciais clientes, mas também como canal de venda e de comunicação com essa comunidade.
Prova disso mesmo é o aumento do investimento publicitário online, já que segundo o estudo apresentado pela IAB no passado mês de Outubro, relativo ao primeiro semestre de 2009, a Internet passou a ser o terceiro meio por investimento publicitário atrás da televisão e da imprensa, ultrapassando assim, as revistas e a rádio. Além disso, 55% desse investimento dedicou-se a campanhas de posicionamento em motores de busca (SEO) e tudo indica que neste ano de 2010 os investimentos no meio online continuaram a crescer comparativamente com os restantes meios.
Desta forma, os consumidores online na hora de optar por um produto ou serviço poderão fazê-lo através de uma simples pesquisa ou através de pesquisas patrocinadas. Neste sentido, são muitas as empresas que utilizam SEO como forma de destacar-se entre os seus concorrentes , conseguindo assim subir nas pesquisas para estarem no topo dos resultados.
Além disto, e em paralelo encontramos as redes sociais e com outro factor de grande força a ter em conta na hora de motivar a compra. Isto é, a opinião dos amigos. Por exemplo, estragou-se o meu telemóvel, necessito comprar um novo e através da minha rede social verifico que dos meus 20 amigos, 13 compraram um determinado modelo e ,além disso, estão bastante satisfeitos. Neste momento, termina a minha pesquisa e o passo seguinte é adquirir esse telemóvel. Dou toda a credibilidade às opiniões dos meus amigos e de repente decido sem ter visto qualquer anúncio ou feito uma pesquisa normal.
Os dados com os que começava este artigo são positivos e motivadores mas a Internet altera-se continuamente, evolui diante dos nossos olhos e devemos estar sempre preparados para dar a volta ou para adaptar-mo-nos a novas realidades. Por isso, digo às empresas a que dêem mais um passo, sendo que agora este passo significa escutar e estar atento ao que sucede na chamada “esfera social”. É o momento de fazer uma nova adaptação.

Sem comentários:

Enviar um comentário