Projecto Europeu de Transferência de Inovação: o Instituto de Formação coopera em implementação de nova certificação de qualidade
A Prisma Instituto de Formação acaba de anunciar a sua participação na reunião de lançamento do Projecto Europeu de Transferência de Inovação (Q-Cert-VET), que visa adaptar o modelo Alemão Quality Platform Learning (QPL) de avaliação da qualidade do ensino ao nosso país.
Sónia Rosa, Directora Geral da Prisma, e Teresa Leça, Gestora da Qualidade da Altran Portugal, foram as representantes do grupo na reunião, que se realizou na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico do Porto, em Janeiro, que visa introduzir no acervo normativo nacional um novo esquema de certificação acreditada no “vocational training” (formação profissional).
A participação da Prisma neste projecto surgiu na sequência do desejo do Instituto ver certificada a qualidade do seu serviço em complemento às 2 certificações que já detém (DGERT e ISO 9001:2008).
“Entendemos que, sendo prestadores de serviço, devemos ser ainda mais exigentes. Não existindo um referencial de qualidade para essa área, decidimos pilotar e ajustar a transferência para Portugal dum modelo reconhecido, o Alemão,” explica Sónia Rosa, Directora Geral da Prisma.
Durante esta primeira reunião do consórcio, liderada pelo Centro de Inovação e Investigação em Ciências Empresariais e Tecnologias de Informação da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico do Porto e pela Universitat Duisburg-Essen, procedeu-se a apresentação de todos os parceiros e das respectivas áreas de competência, a validação da agenda dos trabalhos e atribuição de funções.
A Prisma será uma das entidades que, em trabalho conjunto com o Instituto Português da Qualidade, irá validar o normativo Alemão e ajustá-lo à realidade Portuguesa, sendo depois um piloto do normativo que daí derivar. A Prisma será assim parte integrante de um grupo restrito e seleccionado de entidades responsáveis pelo futuro do normativo em Portugal.
“A selecção da Prisma como um dos parceiros nacionais do projecto Transfer and Accreditation of Quality Certification for Vocational Education and Training (Q-Cert-VET) representa o reconhecimento internacional da nossa liderança e inovação no mercado de formação em Portugal”, sublinha Sónia Rosa.
Oito parceiros de quatro países europeus integram o consórcio responsável por este projecto, para além da Prisma Instituto Formação participam: o Instituto Português da Qualidade, Centro de Inovação e Investigação em Ciências Empresariais e Tecnologias de Informação da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico do Porto (CIICESI-ESTGF-IPP), Perfil – Psicologia e Trabalho, a Universitat Duisburg-Essen (UDE), a Helliwood Media & Education (Alemanha), o Centrul Relgional de Formare Continua Pentru Administratia Publica Locala Sibiu (Roménia) e o Centre de Recherche Public Henri Tudor (Luxemburgo).
A próxima reunião presencial irá decorrer na Universidade de Duisburg-Essen no mês Julho, durante este período os parceiros participarão em reuniões virtuais (mensais) para acompanhamento do desenvolvimento dos trabalhos.
O Projecto Q-Cert-VET é financiado pela Comissão Europeia no âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida (PROALV), sub-programa Leonardo da Vinci e tem a sua conclusão planeada para Dezembro de 2012.
Sem comentários:
Enviar um comentário